Mapa do Site Fale Conosco Tela inicial
 
  .Tudo iniciou assim
.Atitude 95/96
.Marcio Onodera e Rui Mesquita 96/98
.Sinergia 98/99
.FENEAD em Brasilia
.100% FENEAD
.Interação 01/02
.Voz Ativa 02/04
.Atitude 04/05


No 26o. ENEAD / Piracicaba a FENEAD conheceu uma nova fase. Seus valores passaram a ser questionados e pela primeira vez desde sua constituição como Federação em 1995, ocorreu a primeira eleição para Diretoria Nacional da FENEAD, onde disputaram as Chapas: 100% FENEAD (Composta pelo João Paulo Vergueiro - Presidente; Ângela Lucas - Vice-presidente; Danilo Rodrigues - Diretor de Comunicação e Carolina Stramosk - Diretora Financeira) e a FENEAD para Todos (Composta pelo Rodrigo Clemente - Presidente; Albertina Silva - Vice-presidente; Artur Castro - Diretor de Comunicação e Régis Sato - Diretora Financeira). Após muitas articulações foi eleita a Chapa 100% FENEAD.

Não foi só no âmbito da Diretoria Nacional que as disputas se fizeram. Com uma grande articulação nacional a FENEAD NE 6 (Bahia / Sergipe), agora administrada pelos Senhores João Tude (Diretor Regional), Walker Bastos (Vice-diretor), Carlos Amaral (Diretor Financeiro) e Ricardo Bruno (Diretor de Comunicação), conseguiu montar coordenações para atuar nos três grandes projetos da FENEAD (Prêmio FENEAD, Trote Cidadão e Geração Empresa) nos Estados da Bahia e em Sergipe. Visto o ótimo desempenho dessas coordenações os Senhores Sérgio Borges, Augusto César e a Senhorita Cristiane Jamile fizeram um projeto para levar COP - Comissão Organizadoras do Prêmio FENEAD para Bahia e o Senhores Fabiano Santana, Marcelo Guimarães de Oliveira e a Senhorita Roberta Alves ficaram motivados em trazer para Bahia a COT - Comissão Organizadora do Trote Cidadão. As dificuldades eram muitas já que as três Unidades Estratégicas da FENEAD desde sua criação nunca haviam saído de São Paulo. Tendo havido chapas únicas o Geração Empresa continuou sediado na FGV / São Paulo, o Trote Cidadão saiu da FEA/USP e foi para UNEB/Salvador e o NEAF continuou sediado na FCAP/Pernambuco. Já o Prêmio FENEAD gerou uma das mais emocionantes disputas internas da FENEAD. Tentando a manutenção da COP 2001 na FGV / São Paulo (um importante detalhe desde sua criação em 1996 o Prêmio FENEAD nunca teve uma sede, a qual não fosse a FGV / São Paulo) a mesma equipe da COP 2000 coordenada pelo Senhor Rodrigo Meira concorreu a eleição para está importante Unidade Estratégica da FENEAD com uma equipe mista formada por estudantes da UCSal, CEFET, UFBa, FACEX e UNEB coordenada pelos Senhores Sérgio Borges, Augusto César e a Senhorita Cristiane Jamile. Após muita disputa foi eleita a equipe baiana para coordenar a COP 2001.

As novas coordenações das Unidades Estratégicas da FENEAD tiveram um crescimento considerável. O NEAF ousou ao criar uma nova Home Page Oficial da Federação, a qual fosse um portal para os estudantes de administração. O Prêmio FENEAD foi o projeto que teve o maior índice de crescimento, tanto na sua promoção quanto em número de participantes. O Trote Cidadão se manteve nos níveis nacionais dos anos anteriores. Já o Geração Empresa teve passar por uma reformulação.

Os questionamentos aumentaram durante a Gestão 100% FENEAD, que acabou por promover em Abril de 2001 o 1º Simpósio dos Estudantes de Administração / São Paulo, onde a FENEAD reiterou através do seu 1º CONEAD Extraordinário alguns posicionamentos políticos como: a quebra do monopólio da Carteira Estudantil da UNE, o a poio restrito ao Exame Nacional de Cursos - Provão e o não reconhecimento dos Cursos Seqüenciais como curso de graduação. Mas também tivemos novas deliberações como: a que os estudantes são a favor das Diretas Já na UNE, a criação da Meia Entrada para todo cidadão até os 21 anos, a criação do Exame de Proficiência pelos CRA´s e que somos contra a reserva de vagas nas Instituições de Ensino Superior Públicas.

Durante o 26o. ENEAD / Piracicaba a FENEAD também tomaram posse novos Diretores Regionais. Em Belém ficaram na Diretoria Regional Norte 1 a Senhorita Danielle Martinez no lugar do Wagner Alonzo e do André Pretz, que foram integrar a COE 2001 - Comissão Organizadora do ENEAD 2001. Em Manaus (Diretoria Regional Norte 2) ficou com o Senhor André Bruno, no Maranhão tomou posse a Senhorita Iluanna, no Ceará (Diretoria Regional Nordeste 2) a Regional continuou a Senhorita Roseane, na Paraíba a Regional ficou com a Senhorita Meire, em Recife ficou a Senhorita Shirley. No Espírito Santo a Senhorita Maria Trindade assumiu a FENEAD - SE 1, em São Paulo Capital a Senhorita Talita Kitzinger pegou a FENEAD - SE 6, no interior o Senhor Fabricio está conduzindo a FENEAD - SE 4, no ABC paulista o Senhor Pedro Esteban tomou posse como Diretor Regional na FENEAD - SE 5, a Regional de Minas Gerais assumiu o Silvano, no Distrito Federal tomou posse a Vanessa Burjack, a Regional de Goiás ficou com o Emerson, já no Mato Grosso assumiu o Elisandro, no Paraná o Paul Bruning se tornou Diretor Regional, em Santa Catarina ficou Magnus e o Marcio, em Caxias do Sul assumiu a Maurício Oppermann. O CONSAD ficou sendo composto pelos conselheiros Sabbah-PA, Rui Mesquita-PE, Humberto-BA, Baldança-SC, Miranda-SP, Evandro-SP e Paulo Alexandre-DF.

No CONEAD realizado no 27º ENEAD / Belém foi criado o Conselho Fiscal da FENEAD, que tem como função de fiscalizar os orçamentos e gestões financeiras da Diretoria Nacional da FENEAD, Diretoria Regional da FENEAD e Unidades Estratégicas.

Ao final da Gestão 100% FENEAD, no dia 17 de agosto de 2001, Senhor Paulo Renato Souza - Ministro da Educação da Educação, baixou a Medida Provisória No 2.208, regulamentando a quebra do monopólio da Carteira Estudantil da UNE e criação da Meia Entrada para os estudantes até os 18 anos.


FENEAD - Federação Nacional dos Estudantes de Administração
Rua Dona Leopoldina, 935 - Prédio do Conselho Regional de Administração - CRA Centro – Fortaleza - CE CEP.: 60110-001
Telefone: (85) 3231-6585